quinta-feira, 14 de abril de 2011

REFLETINDO SOBRE O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

O trabalho da professora ANA MARGÔ MANTOVANI fica circunscrito ao que pode, potencialmente, oferecer ao estudante ou professor, a tecnologia da WEB, centrado nos ambientes virtuais como poderosas ferramentas para o processo ensino-aprendizagem.
Durante o trabalho desenvolvido, alguns alunos mudaram seu conceito sobre os blogs, que passaram de simples “diários” digitalizados e sediados no espaço virtual, para um instrumento de interação e formação de conceitos. O grande atrativo da tecnologia dos blogs manifestou-se no instante em que os alunos deixaram de serem meros “visitantes” virtuais às páginas para se converterem em “programadores” de pequenas páginas com a utilização de instrumentos simples e oferecidos, muitas vezes, gratuitamente por outros partícipes da World Wide Web, que disponibilizam graciosamente seus instrumentos para a construção de Blogs.
Certamente, como fica claro no trabalho analisado, a interatividade dos grupos que optaram por conteúdos específicos, mapearam seus blogs como verdadeiras teias buscando linkar o seu blog a outros que o enriqueciam de conteúdo. Como um verdadeiro complexo viário representado por um mapa, os assuntos foram se entrelaçando criando interatividade com outras disciplinas.
Embora de criação relativamente recente, mas que cresce com uma velocidade espantosa, a linguagem on line também evoluiu, surgindo um palavreado todo especial com a capacidade de atrair mais e mais o público jovem. A utilização de outras linguagens que não somente o hipertexto puro surgiu para tornar os blogs ou páginas mais atraentes. Gifs animados em Java, Templates (modelos previamente elaborados) disponíveis na web, banners de fácil confecção, passaram a “enfeitar” os Blogs ao mesmo tempo em que contribuíam com o conteúdo.
A combinação de disponibilidade 24 h, possibilidade de atualização constante, interatividade, ligações com outras páginas, facilidade de construção, mudança de postura de quem se utiliza pela primeira vez de um blog, apontam para um caminho que obrigatoriamente deverá ser percorrido por todos os educadores e alunos em um futuro que já começou.
Verificamos a abertura de múltiplos caminhos para a prática pedagógica, abertos pelas postagens (Posts) interativas e de cooperação com o conteúdo. Provavelmente, no campo pedagógico, os Blogs se mesclem aos Fóruns como já vem acontecendo em outras áreas. É interessante ao aluno saber o que outros alunos pensam sobre determinado assunto, assim como ter ciência da postura de outros educadores. A pesquisadora foi muito feliz quando optou pela elaboração de blogs idealizados por grupos de alunos. O planejamento grupal propiciou a discussão que sintetizou em uma idéia única como o produto intelectual acabado de vários alunos.
Como vimos, as aulas presenciais foram de grande importância, principalmente quando o assunto é uma novidade para os alunos. A professora dá a garantia, a firmeza necessária para que o aluno percorra todos os passos no emaranhado do “mapa virtual” em que se transforma o Blog. Assim como o GPS dá ao motorista a certeza de estar no rumo certo do seu destino, a professora aponta para o objetivo final garantindo a rota segura.
Essas pesquisas e experiências, como a desenvolvida por Mantovani, são cada vez mais necessárias em todas as disciplinas, desde as ciências exatas até as humanas. Há uma ligação íntima entre todos os campos do conhecimento que levarão a uma realidade inconfundível e segura num futuro próximo.
O trabalho da professora Ana Mantovani nos alerta para os caminhos a serem percorridos e para a responsabilidade que nos espera como educadores em um futuro tecnologicamente promissor no espaço virtual. Inquieta-nos a realidade constatada pela professora, quando verificamos que a inserção do aluno na Tecnologia da Informação, muitas vezes se dá apenas na sala de aula. Paradoxalmente, também nos incentiva verificar que esse transtorno inicial, transformou-se em desafio a ser vencido pelos alunos.
A transcendência das disciplinas, foi verificado no trabalho, não mais sujeita ao conhecimento singular de um tema, mas traçando caminhos que levam ao complemento de outras disciplinas. Como diz a Mantovani: “Nesta perspectiva, evidenciou-se a transposição da tecnologia para outros espaços de aprendizagem, pois a motivação e o interesse dos alunos transcenderam o contexto das disciplinas no qual este trabalho estava inserido”.
Blog, Chat, Fórum Virtual, Página da Web, etc, são palavras que cada dia mais se incorpora no vocabulário do aluno, em qualquer nível do aprendizado. O Professor, como eterno aluno que é, também tem que se preocupar, em um patamar ainda maior, para ser o GPS desse verdadeiro nó virtual que são os caminhos da WEB.




        

Nenhum comentário:

Postar um comentário